top of page

Planner, pra que te quero?

#planejamento #organização #foco #resultado #plannergirl #menteorganizada #euamomeuplanner #foconoresultado #vidaleve #euplanejo #eumeorganizo



No último post falamos sobre gerenciamento de tempo e como nos planejarmos, lembram? E ai, como foi o planejamento da semana? Sentiram-se mais produtivos?

Hoje vamos falar mais sobre como os planners podem nos ajudar nesta tarefa.


Eu uso um Happy Planner Classic – gosto do layout porque tenho espaço suficiente para escrever (tenho letrão) e gosto de decorar, escrever citações, colar coisas. Mas ele não me ajudou muito como planner para negócios. Então, fiz meu próprio insert com as coisas que eu preciso – pagar / comprar / prioridades / mini calendário. Dá só uma olhada como é.



insert Memórias Perfeitas


Comecei a usar planners há cerca de dois anos e aprendi muito de lá para cá – sobre como preciso me organizar mais e sempre. Acreditem - não existe uma receita. Cada um usa o planner que quiser do jeito que achar mais prático.

Mas uma coisa é certa: todo mundo precisa de um. E você?


Usar um planner é absolutamente essencial para gerenciar bem seu tempo e organizar sua vida. Equilibrar trabalho, prazos, contas, horário das crianças, relacionamentos, tarefas, eventos e tantas outras coisas pode ser exaustivo.


Mas... honestamente. Você tem capacidade mental para acompanhar todas as demandas da sua vida? Muita gente vai dizer que não. Se você também não, então precisa de um sistema para organizar e gerenciar tudo o que acontece a sua volta - e que lhe diz respeito, claro.


Poderíamos passar o dia aqui listando os benefícios de se ter um planner, mas sei que você tem outras coisas na sua lista de tarefas e não quero atrapalhar. Então, listamos 9 razões.


1. Reduz o stress

O stress tem muitas formas, mas o denominador comum é a sensação de estarmos sobrecarregado. Isso acontece em razão da vida agitada que levamos, muitas responsabilidades ou a vontade de querer fazer mais.

Fatores externos também afetam seu nível de stress, mas imagine se fosse possível ter tempo para fazer tudo, sem pressa, sem nos esquecermos de nenhum compromisso ou termos que lembrar das coisas na última hora? É. Possível. Tenha. Um. Planner. Assim você tem tudo anotado (fora da sua mente) e pode desenvolver um plano de ação para cumprir todas as tarefas dentro do tempo que tem disponível a cada dia.


2. Você tem um local para registrar o que faz

Quando foi a última vez que você levou o cachorro no pet shop? E a última vez que consertou alguma coisa na sua casa? A data do vencimento da fatura do cartão? O aniversario da prima? Pois é. Nem sempre nos lembramos de tudo. Mas se tivermos esses eventos registrados no planner podemos facilmente localizá-los, simplesmente voltando algumas semanas ou meses nos inserts.


Quando nos organizamos também ficarmos preparados para obstáculos e imprevistos, uma vez que parte do processo de planejamento é criar um plano B para quando algo der errado.


3. Progresso

Planejamento também é uma maneira de avaliar seu progresso ao longo do caminho. A dieta, os exercícios, a leitura daquele livro, as cartas para os amigos (ah, sim. Eu escrevo cartas). Tendo suas atividades diárias e semanais registradas vai te ajudar, no final do mês, a saber se você está em dia com essas tarefas.


4. Visão completa.

Com um planner você tem a visão completa do mês (visão mensal no início de cada mês) e pode organizar suas tarefas ao longo das semanas sem stress. Compromissos fixos como a aula de inglês, datas importantes como aniversários, e agendamentos como consultas médicas podem e devem ser acomodados primeiro na visão mensal para que você tenha ideia do que e quanto precisa fazer no mês. Anote tudo. Depois, passe para as respectivas datas na visão semanal. E comemore no final do mês com um brigadeiro (ou dois... ou três) por ter cumprido todas as tarefas. High five!


5. Melhora sua memória.

Anotar compromissos e ideias no planner vai te ajudar a melhorar sua memória. Daniel Levitin em seu livro “A mente organizada” nos ensina que "ao registrar todas as coisas que você deve fazer sua mente não precisa mais ocupar recursos neurais para manter aquela voz te lembrando de comprar leite ou pagar uma conta”.*


Além disso, anotar os compromissos vai te impedir de querer estar em dois lugares ao mesmo tempo ou se sobrecarregar de coisas no mesmo dia, o que vai lhe poupar de situações embaraçosas, conflitos e custos desnecessários.


*https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/01/5-dicas-cientificas-para-se-sentir-melhor-nos-momentos-dificeis.html


6. Acaba com a procrastinação

Para quem desconhece o significado meu amigo Aurélio explica que isso quer dizer “transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.” Ou seja, ficar vendo a banda passar sem nem saber se gosta da música.


Ao vermos nossos compromissos, prazos e metas registrados fica mais fácil encontrar a motivação para levantar do sofá, largar o celular e ser feliz. A sensação de ver as tarefas cumpridas é única, acredite! Ver as coisas acontecendo e os resultados surgindo é incrível e vai te dar o gás necessário para seguir adiante planejando e cumprindo, planejando e curtindo, planejando e sorrindo.


7. Não fica sem bateria

Exatamente. Temos tecnologia pra dar e vender a nossa volta. Mas vira e mexe nos pegamos amaldiçoando a bateria do celular que acabou, nos repreendendo por termos esquecido o carregador na tomada do banheiro, fazendo boneco de vudu para o provedor de internet... PAPEL E LÁPIS NUNCA FALHAM. Vai por mim.


A maioria dos planners cabe na bolsa, pesa bem pouco, são lindos de viver e nunca te abandonam. Sem contar que não roubam seu tempo como o celular – sabe quando você abre a agenda do celular e, duas horas depois, está morrendo de rir com o cachorrinho cute cute e o gatinho fofinho e não fez um terço do que precisava fazer?


8. Melhora o foco

Começar o dia com um plano é como ir fazer compras com uma lista pronta. Ela te impede de viajar na maionese e sair comprando como se não houvesse amanhã, sem lenço e sem documento, deixando de lado as coisas que você realmente deve precisa. O planejamento diário tem a mesma função. Seu planner vai te ajudar a focar em como usar melhor seu tempo para que você possa cumprir tarefas importantes minimizando distrações.


Experimente anotar o tempo que você fica online fazendo nada de produtivo. No post anterior descobrirmos que são, em média 3,5 horas diárias babando na tela do celular enquanto aquele projeto importante fica na mesa pegando poeira.

Esforço focado para resultados máximos com distrações mínimas. Dava até uma tatuagem essa frase, hein?


9. Sucesso

Sucesso é verdadeiramente o que queremos aqui. É o mais importante dos itens. Aqueles que se programam são muito mais bem sucedidos do que aqueles que não fazem planejamento. Seja aquele tempo de qualidade com a família ou arrasar no trabalho da faculdade, uma pessoa que planeja sempre vai superar aquela que não se organiza. Mas não adianta apenas planejar – é preciso tomar atitudes diárias para fazer isso acontecer.


O planner te mantém responsável pelas atitudes que vão te fazer feliz e bem sucedido. A rotina de sempre se voltar ao seu planejamento vai manter sua motivação e em ação naquelas horas que você quer desistir.


Mas o mais importante de tudo é que você só vai conseguir resultados diferentes se fizer as coisas de um jeito diferente. Não adianta plantar maças e querer colher uvas...


Se você ainda não tem um planner ou estava na dúvida de usar o seu ou não... comece agora. Pare de perder os benefícios do planejamento.

Como o dia de amanhã será o que você quer se você não o planejou ainda?


Beijo. Até mais.

Camila.




324 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page